segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Manifesta Presença de Deus - Mike Bickle Parte 3

Precedentes Históricos para Manifestações do Espírito

Existe uma riqueza de documentação que afirma a ocorrência de extraordinários fenômenos físicos, causados nas pessoas pela presença do Espírito Santo, ao longo de toda a história dos avivamentos, em praticamente todas as ramificações da igreja cristã.
A seguir, uma pequena amostra das centenas de citações existentes que comprovam este fato. Sam Storms editou e publicou uma história marcante chamada “Heaven on Earth” (O Céu na Terra), sobre a esposa de Jonathan Edwards, Sarah, e seu encontro com o Espírito Santo.

Santa Teresa de Ávila (1515-1582) escreveu sobre o assunto de ser arrebatada em êxtase: “A pessoa raramente perde a consciência; algumas vezes cheguei a perdê-la totalmente, mas isto me aconteceu raramente e apenas por um curto espaço de tempo. Como regra, a consciência é afetada, mas, apesar de ficar incapaz de interagir com elementos exteriores, a pessoa ainda pode ouvir e entender vagamente, como se estivesse a quilômetros de distância.” ¹
Jonathan Edwards, considerado um dos maiores teólogos da história, viveu durante a época do Grande Despertamento na América, nas décadas de 1730 e 1740. Edwards oferece algumas das mais sensatas e compreensivas avaliações, reflexões e análises bíblicas a respeito de manifestações do Espírito.

Foi maravilhoso ver como os sentimentos das pessoas foram impactados, algumas vezes, quando Deus parecia literalmente abrir seus olhos de repente e permitir que penetrasse em suas mentes um senso da grandeza de sua graça, a plenitude de Cristo, e sua disposição para salvar... Esta agradável surpresa fez com que seus corações saltassem, por assim dizer, de tal forma que elas rompessem em gargalhadas, ao mesmo tempo que lágrimas corressem como torrente, misturando tudo com altos choros. Às vezes, não conseguiam se segurar, e choravam em alta voz, expressando sua grande admiração. ²
... algumas pessoas tiveram tão profundos anseios por um encontro com Cristo, ou que aumentaram no seu interior, a ponto de perderem, quase por completo, suas forças naturais. Alguns foram tão tomados pela percepção do amor de Cristo, ao morrer por tais criaturas pobres, miseráveis e indignas, que seus corpos ficaram extremamente enfraquecidos fisicamente. Várias pessoas tiveram um senso tão grande da glória de Deus e da excelência de Cristo que a natureza e a vida aqui pareciam submergir sob seu peso; e, com toda probabilidade, se Deus lhes tivesse mostrado um pouco mais de si mesmo, sua própria estrutura humana teria desmoronado... Essas pessoas têm testemunhado, quando recuperaram a capacidade de falar, da glória das perfeições de Deus. ³
Era algo muito comum ver o santuário cheio de pessoas chorando alto, desmaiando, sentindo convulsões e fenômenos semelhantes, expressando tanto desespero como admiração e alegria. 4
... muitos, em seus sentimentos religiosos, foram elevados a um nível muito superior a qualquer experiência anterior: houve alguns casos em que pessoas caíam numa espécie de transe, permanecendo por talvez vinte e quatro horas imóveis, com seus sentidos inertes; entretanto, neste mesmo período, tiveram fortes sensações de serem levadas ao céu, onde viram coisas gloriosas e maravilhosas. 5

O relato a seguir foi dado por um ateu, “pensador livre”, chamado James B. Finley, que esteve no avivamento de Cane Ridge, Kentucky, em 1801:

O barulho era como das cataratas do Niágara. Parecia que uma vasta multidão de homens e mulheres estava sendo agitada por uma tempestade...
Algumas das pessoas cantavam, outras oravam, algumas clamavam por misericórdia da forma mais suplicante imaginável, enquanto outros vociferavam a plenos pulmões. Enquanto testemunhava estas cenas, fui tomado por uma sensação peculiarmente estranha, como nunca antes tivera. Meu coração batia aceleradamente, meus joelhos tremiam, meus lábios estremeciam, e senti que estava prestes a cair. Um estranho poder sobrenatural parecia permear toda as mentes da multidão ali reunida... Num determinado momento, vi pelo menos umas quinhentas pessoas caírem de uma vez, como se uma bateria de mil armas houvesse aberto fogo contra elas. Logo após, houve gritos agudos e clamores que pareciam rasgar os próprios céus... Fugi para o bosque pela segunda vez, e arrependi-me de não ter ficado em casa. 6


Um Catálogo de Manifestações e Fenômenos Espirituais

O modelo hebraico e bíblico da personalidade unificada mostra que o espírito afeta o corpo. Há vezes em que o espírito humano pode ser tão afetado pela glória de Deus que o corpo humano não é capaz de conter a intensidade destes encontros espirituais – e o resultado pode vir na forma de estranhas manifestações físicas. Às vezes, mas certamente não sempre, reações físicas são simples reações do corpo à atividade do Espírito Santo e não diretamente causadas por Ele.
Em outras ocasiões, reações físicas podem ser causadas por poderes demoníacos que ficam agitados diante da manifesta presença de Deus. Parece ser comum nas narrativas no Novo Testamento que os demônios se sintam obrigados a sair do esconderijo quando Jesus ou os apóstolos se aproximavam (por exemplo, o demônio gadareno e a escrava adivinhadora em Filipos). Algumas destas experiências estranhas podem ser consideradas mais como “fenômenos de avivamentos” do que “manifestações do Espírito”. Entretanto, isso não implica que sejam manifestações carnais ou que devam ser proibidas.
A seguir, alguns fenômenos e manifestações observados em experiências contemporâneas:

Tremores, convulsões, perda da força física, respirações profundas, olhos agitados, tremores de lábios, aparecimento de óleo no corpo, mudanças na cor da pele, choros, risos, “embriaguez”, perda do equilíbrio, dores como de parto, danças, caindo no chão, visões, ouvindo audivelmente do mundo espiritual, proclamações inspiradas (isto é, profecia), línguas, interpretação; visitações e manifestações angélicas; pulando, rolando no chão com muita agitação, gritando, ventos, calor, eletricidade, frio, náuseas ao discernir a presença maligna, aromas ou paladar como evidências de presenças boas e malignas, formigamento, dores no corpo ao discernir doenças, sensação de peso ou leveza no físico, transes (um estado físico alterado enquanto a pessoa vê e ouve no mundo espiritual), incapacidade de falar normalmente e alterações físicas no mundo natural (como, por exemplo, desarmar os disjuntores elétricos por uma grande descarga elétrica, sem causa natural).


Propósitos Divinos para Manifestações Exteriores

As Escrituras dizem que Deus escolheu as coisas loucas para realizar sua obra:

Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele (1 Co 1.25-29).

Deus, muitas vezes, ofende a mente para testar e revelar o coração. No relato do derramamento do Espírito no dia de Pentecostes em Atos 2.12-13, algumas pessoas ficaram maravilhadas, outras perplexas e outras escarneceram. Ainda vemos estes três tipos de resposta à obra do Espírito e aos eventos resultantes, nos dias de hoje. Este “caminho de Deus” desafia nossas inapropriadas “questões de controle” e tem, como objetivo, quebrar nossas inibições carnais e orgulho.

O Senhor se levantará como fez no monte Perazim, mostrará sua ira como no vale de Gibeom, para realizar sua obra, obra muito estranha, e cumprir sua tarefa, tarefa misteriosa (Is 28.21).

A seguir, algumas das razões pelas quais Deus pode utilizar eventos estranhos e/ou excêntricos para expandir seu reino entre os homens.


Para Demonstrar Seu Poder por Sinais e Maravilhas

Os sinais são dados para chamar atenção, não para si mesmos, mas para o Deus que existe e está presente. Os milagres intrigam os homens quanto aos mistérios dos caminhos de Deus. Deus quer que baseemos nossa fé em seu poder e não na sabedoria dos homens (1 Co 2.4-5).
As Escrituras validam o conceito da comunicação transracional da graça, do poder e da sabedoria de Deus. Às vezes, mas com certeza não sempre, Deus deixa nossa mente de fora quando seu Espírito se move sobre nós e dentro de nós. Orar em línguas é o exemplo mais claro disto no Novo Testamento.

Pois, se oro em uma língua, meu espírito ora, mas a minha mente fica infrutífera. Então, que farei? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento (1 Co 14.14-15).

Algumas das experiências envolvendo manifestações e fenômenos de renovação espiritual se enquadram nesta categoria.


Para Aprofundar Intimidade Prática com Deus – Conhecendo a Deus e sendo Conhecido por Ele

Para Comunicar Graça e Poder para Superar Correntes Internas – Medo, Lascívia, Orgulho, Inveja, Ganância, Engano, Amargura, etc.

Uma irmã em Cristo que conhecemos teve uma experiência espiritual com manifestações de alegria e risos, numa determinada noite. Ela se regozijava no Senhor enquanto voltava para casa naquela noite. O que a surpreendeu, ao entrar em sua casa escura, foi perceber que o medo do escuro que tivera e que a atormentara desde criança havia desaparecido completamente.
Até aquele momento, não houvera qualquer indício de que esta corrente fora quebrada. Ninguém havia orado por ela com relação a este problema. De alguma maneira, o problema foi removido de maneira transracional, resultado secundário de um encontro com a alegria do Espírito.

Comunicar Amor, Paz, Alegria, Temor de Deus, etc

Sue é outra garota em nossa comunidade que recentemente caiu no chão sob o poder do Espírito Santo e que, depois de um tempo, teve uma visão de uma corda sendo retirada de seu ventre pelo Senhor Jesus. Ela discerniu que a corda representava “indignidade” e, a partir daquele momento, foi tomada pelo amor e paz de Cristo como nunca antes experimentara, depois de anos de conversão.

Efetuar Curas – Físicas e Emocionais

Jill é uma mulher em nossa igreja que experimentou uma impressionante cura física. Há pouco tempo, enquanto recebia uma intensa ministração de oração, ela caiu sob o poder do Espírito várias vezes. A única coisa que percebia conscientemente era a grande sensação de alegria e paz.
Entretanto, há algum tempo, ela sofria de uma séria doença nos olhos e do mal de Parkinson. A enfermidade nos olhos a impedia de produzir lágrimas normalmente. Era necessário aplicar colírio de hora em hora.
Quando voltava da conferência onde teve a experiência citada acima, ela se deu conta de que fazia quatro horas que não aplicava seu colírio. Desde aquele dia, ela nunca mais precisou de nenhum tipo de colírio. Além disso, ela consegue andar e falar normalmente, à medida que os sintomas do mal de Parkinson, até agora, estão diminuindo.


Para Criar Vínculos com Outros Crentes – Barreiras Relacionais Caem quando as Pessoas Experimentam a Presença do Espírito Juntas

Para Comunicar Unção para Servir

Scott é um de nossos pastores que, antes de se tornar parte de nossa equipe, foi conduzido por Deus através de muitas provações, quebrantamentos e frustrações no tocante à ministração ao povo de Deus e à vida em geral.
Ele estava tão traumatizado espiritualmente que, por vários meses depois de ser liberado para ministério de tempo integral, ainda estava ressabiado, esperando o momento em que as coisas iriam desmoronar em sua vida outra vez.
O Espírito Santo começou a invadir sua vida das maneiras mais incomuns e estranhas que se possa imaginar. Ele tem passado muitas horas prostrado no chão, neste último ano, sob a ação do Senhor, tanto em reuniões públicas como na privacidade de sua própria casa.
Algumas de suas experiências parecem ter sido de natureza intercessória e profética, mas muitas foram simplesmente manifestações físicas, sem qualquer aparente ligação espiritual. Mas ao longo deste ano, Scott foi poderosamente transformado, tanto no seu interior como na sua ministração a outros. É difícil questionar a genuinidade e a natureza divina destes seus estranhos encontros com Deus.


Para Liberar a Palavra de Deus – Sensibilização Profética e Poderosa Pregação

JoAnn teve vários encontros com o Espírito Santo nos últimos dois anos. Ela treme, ri e chora na presença de Deus e tem visto o mesmo acontecer com outros nas reuniões de renovação. Ela chegou a ponto de perguntar ao Senhor: “Deus, para onde isso vai nos levar?”
Depois, recentemente, ela teve outro encontro com manifestação de tremores durante uma conferência e, de repente, ela recebeu uma unção de proclamação profética, com um nível de precisão e profundidade de revelação que jamais experimentara durante os muitos anos anteriores em que exercera o dom de profecia inspirativa.


Para Inspirar Intercessão – Conquistado para Ministrar em Oração Eficaz e Dirigida pelo Espírito

Para Aumentar e Liberar Capacitações Espirituais

Parece que as manifestações ligadas ao ministério de avivamento têm o objetivo primordial de trazer refrigério, encorajamento e cura. Isso deve levar a um nível de discipulado mais profundo (crescimento na fé, na esperança e no amor).
Isso deve, então, produzir um testemunho mais poderoso e eficaz para Cristo, além de evangelismo, crescimento da igreja e implantação de novas igrejas. Cremos que o grande avivamento que esperamos virá como resultado desta renovação que está acontecendo agora. Este mesmo padrão de estratégia divina já está acontecendo em várias partes da América do Sul, nos últimos dez anos.


Expondo Falsas Equações Acerca das Manifestações

Se eu fosse uma pessoa mais dedicada, eu experimentaria estas manifestações do Espírito. Este tipo de experiência não está relacionado à nossa paixão e diligência espirituais, mas é fruto da operação da graça e da providência de Deus.
Muitas pessoas foram visivelmente tocadas pelo Espírito Santo. O avivamento chegou! Na verdade, o entendimento clássico de avivamento vai muito além da experiência de manifestações, pois inclui profundas e abrangentes transformações espirituais e práticas de indivíduos, movimentos espirituais, regiões geográficas e nações inteiras. Os termos “renovação” e “refrigério” são mais apropriados para a obra do Espírito que encoraja e inspira aqueles que já são convertidos. Nossa esperança é de que a renovação nos leve a um avivamento completo. Portanto, mais motivo ainda para continuarmos a orar e crer para que isso aconteça!
As pessoas que Deus tem usado para comunicar o seu poder são realmente maduras e sensíveis a Deus. Deus deve realmente amá-las mais do que a mim. Mas se eu for mais diligente, talvez eu me torne qualificado para fazer as mesmas coisas. As pessoas que fluem em “ministérios de poder”, às vezes, passam sem perceber a imagem de que os dons de poder são medalhas de honra, recebidas em virtude de sua espiritualidade. Por causa disso, muitos crentes dedicados e sinceros se sentem condenados. Estes dons e chamamentos são dons gratuitos da graça, e Deus concede-os como quer a vários membros do corpo de Cristo. Em tempos de visitação espiritual, um número de membros bem maior que o normal é usado para transmitir o Espírito.
Simplesmente fique aberto e sensível ao Espírito Santo e será visivelmente tocado também. Haveria muito menos perplexidade se funcionasse assim, mas na verdade não funciona. Embora muitas pessoas possam ter barreiras emocionais que impedem a obra do Espírito, já houve muitos indivíduos céticos e cínicos que foram poderosa e visivelmente tocados por Deus. Outros que são muito abertos e ansiosos por receber um toque de Deus não são muito fortemente alcançados, pelo menos exteriormente. Temos de nos abster de decidir quem está “aberto” e que está “fechado”, ou de achar que sabemos o que ajuda ou impede alguém de receber de Deus.
Certamente, muitas pessoas têm barreiras que as impedem de receber livremente do Espírito de Deus. Podem ser coisas como medo, orgulho, pecados ocultos, raiz de amargura, falta de perdão, incredulidade, sentimento de culpa e assim a lista continua. Se você acha que tem alguma destas barreiras, peça a Deus para revelar-lhe o que é. Ele será fiel e responder-lhe-á a seu tempo. Enquanto isso, não presuma que só pode ser uma barreira que o impede de receber algo de Deus.
Se é realmente o Espírito de Deus que está tocando e agindo nestas pessoas, haverá “fruto” instantâneo e/ou duradouro em suas vidas. Na verdade, Deus se aproxima de muitas pessoas a fim de atraí-las a si mesmo através desses encontros com sua graça, que nunca produzirão o fruto que Ele espera. Não há garantias que haverá “fruto” como resultado destes “convites divinos”. As pessoas são livres para responder plena ou parcialmente, ou até para ignorar tais oportunidades espirituais.
Se é realmente o poder do Espírito Santo que está operando nestas pessoas, então não deveriam ter qualquer controle sobre suas reações e comportamentos. Existem, realmente, experiências com o Espírito em que se perde o controle; entretanto, são muito mais raras do que a maioria imagina. Há uma combinação misteriosa entre o poder divino e o humano que está envolvida na obra do Espírito. Pedro sabia como caminhar e tinha o poder de dar os primeiros passos quando Jesus o convidou para vir sobre as águas.
O lado sobrenatural do evento foi que ele não se afundou quando andou sobre o mar. No início, na hora de aceitar a manifesta presença do Espírito, temos mais controle à nossa disposição para responder à sua atividade. No meio da experiência, depois de abrirmos os braços e o coração à operação do Espírito, geralmente há menos controle no lado humano, mas, mesmo assim, ainda há a possibilidade de “retirar-se” da experiência, caso haja desejo ou necessidade. Há exceções a esta regra geral, e precisamos aprender a reconhecê-las.
“Há tempo para tudo”, disse Salomão. O Espírito Santo sabe disso (foi Ele quem o escreveu!), e Ele não ficará, necessariamente, entristecido quando os dirigentes na igreja ou em uma determinada reunião discernem que, por exemplo, está na hora de todos ficarem quietos e atentos à pregação da Palavra e, portanto, pedem à assembléia que se porte apropriadamente. Isso não deve ser visto automaticamente como a ação de um “espírito dominador”! Amor em comunidade implica em aceitar restrições individuais. Liberdade absoluta é absoluta sandice.

Nenhum comentário: